sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sim ou Não, Justifique

Você sabe ler? Por que você lê? Você lê? O que você lê? Para que você lê? Você lê Veja? Você lê IstoÉ? Você lê Época? Você lê o quê? Para que você lê? Você lê para se informar? Você se informa para quê? Você lê Playboy? Você Playboy? Você lê jornal? Para quê? Que jornal você lê? Que jornal você não lê? Por quê? Você lê piauí? Você lê Trip? Você lê Bravo! ? Para que você lê? Você lê porque se sente bem? Se sente maior? Se sente melhor? Para que isso? Você lê Caras? Você lê Quem? Você lê Contigo? Para que você lê? Você sabe o porquê? Você lê HQ? Que HQ você lê? Você lê Revistinhas da Turma da Mônica? Você lê HQ's de heróis da Marvel? Da DC? Image? Você lê manga? Você lê HQ pela trama, pela arte ilustrativa ou porque gosta de ler? Você lê literatura técnica? Há quanto tempo você não lê nada além de literatura técnica? Por que você lê literatura técnica? Você lê literatura? Você lê romances, crônicas, contos? Você lê poesia? Você lê poesia? Você lê poesia? Para ler poesia não é preciso porquê. Por quê? Você não lê nada disso? Sente-se afrontado por tão inquisitórios "por quê's"? Você não lê nada disso? Nada de errado nisso. Nada de errado nisso? Nada de errado nisso.

Você lê o Inaugural? Por que você lê o Inaugural? Por que você me lê? Para quê? Porque você me conhece? Porque você quer me conhecer? Para que você lê o Inaugural? E o Inaugural é para quê? É sobre o quê?

Você não tem que ler nada.

Você gosta de ler?

Você gosta mesmo de ler?

Você saber ler?

Você sabe mesmo ler?

Por que você lê?
Por que você não escreve?

Escreva.

16 comentários:

Saci disse...

MUITO bom. Sem mais.

Anônimo disse...

Eu leio playboy porque me faz bem.
Não escrevo na mesma porque não faria bem aos demais.
Isso me basta.
Não me agrada buscar tantos porquês.
Levar a vida procurando explicações pra tudo é como a virgem que morre solteira esperando o príncipe para casar.

Unknown disse...

Fiquei tontinha

th. disse...

Comentários enriquecedores, mesmo que anônimos, são sempre bem vindos. Comparações inusitadas também. Continuemos o diálogo. Outros posts virão.

Yes! , não sou mais virgem. Posso morrer solteiro e em paz.

Mas, cabe-me um leve responder aqui, levar a vida procurando explicações para tudo não é obtê-las. Crer na vinda de um príncipe não impede a virgem de pegar geral. E se impede, que ela tenha ciência do porquê disso, e que lhe seja sincera morrer dessa maneira. O caminho, a busca e seus motivos são o que são; passar a vida a evitá-los é como o virgem que passa a festa inteira vendo todos dançarem, morre de vontade de dançar também, vontade que não se concretiza por medo de se expor, de ser taxado de qualquer coisa, quando, em verdade, se um pouquinho mais sincero com os anseios do seu corpo, poderia ser que seu esquisito-retangular-mas-sincero jeito de dançar muito chamasse atenção daquela bela (ou nem tanto) moçoila que pouco se importa se o tosco movimentar-se do rapaz não faz bem à festa ou aos demais. Sim, meus conceitos de sinceridade, verdade, exposição e poesia se confundem. E passam por sempre buscar o porquê das coisas. Esse foi um leve, mas nem tanto, responder. No mais, digo que leio playboy também. Sim, também muito me faz bem. Boas reportagens, fotografia, arte fotográfica, mulheres e mulheres nuas muito me agradam.

Yes! , não sou mais virgem. Posso morre... ah, já disse isso.

Anônimo disse...

heheh
Buscando razões para viver, deixa-se de viver.

O virgem procura razões para dançar. Afinal, se ele não sabe, por que dançar?

Buscando razões para dançar, deixa-se de dançar.

A sinceridade está no sentir. E o sentimento é inquestionável. Nem pede explicações. Dançar por me sentir bem já é o bastante.

th. disse...

Não estamos falando de assobiar e chupar cana - muito embora ache eu que seja só uma questão de treino, põe-se o bagaço no canto da bochecha, sem espremer muito, sorve-se lentamente o caldo enquanto os lábios podem com certo grau de liberdad... deixa pra lá.

Tens medo de dançar, meu caro anônimo? Permita-se.

Seu último parágrafo, concordo plenamente. Eis um ótimo motivo para dançar. Achaste teu porquê. Agora, dance.

Liana disse...

huuuuuum
n sei pq mas esse anonimo tem cara de pv!!
huauhahuahua
Soh p/ dinamizar aki!! E dizer q dei uma olhada no lado auternativo do meu amigo th! hehehehe
=*******

Liana disse...

Aaaaaahhhhhh
esqueci de comentar o texto!!!
Legal!! bem profundo!! huhuhu
=*******

Anônimo disse...

acredito que, quando se age de forma sincera consigo e com os outros ao seu redor nao se deixa de curtir a vida. Nao se deixa de dançar e muito menos de ler Playboy. Porem, nesse processo de ´permirçao´ voce se depara com enormes descobertas de cunho pessoal, cosmològico e culinario! Sim, è verdade! E isso lhe faz pensar no sentido ´das coisas´, nao te impedindo de fazer nada, a nao ser que voce assim o permita.

Anônimo disse...

Como respoder a tantas perguntas? Eram realmente perguntas a se responder? O que significa o governo divulgar para todos do mundo que o Brasil diminuiu seu nivel de analfabetismo se a populaçao que, supostamente, lê, nao lê. Como podemos ler se nao sabemos ver? Voce bem pode confirmar isso meu caro, afinal ´Ensaio sobre a cegueira´ ensina isso muito bem.
Sim meu caro Gonzaguinha, estou de volta. Voce é pivo de tudo isso. Alguem que escreve: ´Que quando falam, é como se estivessem a escutar. E quando escutam, fazem poesia.´ merece minha admiraçao. Sincera admiraçao.

Anônimo disse...

E então quando você finalmente acha o sentido das coisas, o que você faz?

th. disse...

Modifico: O que se faz quando se finalmente acha o sentido das coisas?

th. disse...

Vive-se deveras.

Unknown disse...

eh nós, liana \\o

raquelholanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
raquelholanda disse...

ai, esse texto é lindo e genial!
ele inspira de alguma forma os meus mais recentes estudos - por ora acadêmicos - sobre leitura e leitores...
e o que vc considera literatura técnica?