sexta-feira, 29 de agosto de 2008

N. de A. - S. 4 - D.1º (Parte 2ª), D.2º, D.3º, D.4º

Andes - Geografia:

  • "Mapas temáticos" - entre vários, havia o "Batimétrico". Ph me cutuca: "Ó o mapa do Batman". "O mapa do Batman ali, ó". Comédia, "Tô ligado, é tipo o mapa da bat-caverna, né..." digo.

    Mas inevitavelmente começo a matutar. O batman só é batman e tudo vira bat-coisas em referência a 'bat', 'morcego' no inglês. Morcegos vivem em cavernas, regiões profundas. E, sim, o mapa batimétrico serve para representar profundidade. Certamente o morcego anglo-saxão recebeu o nome 'bat' por este estar relacionado àlguma característica sua - no caso, o hábito de viver em ambientes profundos e com pouca luminosidade, suponho.

    Etimologia não é coincidência; as palavras, os nomes não são montados ao léu.

    Trigonometria nada tem a ver com trigo, mas bem poderia, não?

  • "Fortaleza, que fica a 2º 46' ao sul da linha do equador..."

    Olho para trás e digo para o Ph "égua, achei que era 3º 23'...". [E de fato achava; esse número me ficou na memória desde época do colégio, e sempre recorri a ele para justificar as chuvas, a quentura e o não-horário de verão daqui (conversas pelo sudeste...)]

    Não demora muito, Ph vem com a sátira. Mãozinha no queixo como de quem está pensando, solta: "Égua mah, 2º 46'... achei que era 3º 23'... Ah, se bem que tem o movimento das placas tectônicas...".

  • Questão sendo resolvida no quadro, algo sobre um passeio de barco numa rota triangular. Norte-Sul, perpendicular para lá, 30º para cá. Contaral.

    Ph comenta: "Égua mah, questão de matemática isso aí... Geografia só por que tem rio, é? Daqui a pouco, na prova de Biologia tem lá: 'Um animal se reproduzindo a 50 km/h...' ".

**

Cocada - Biologia:
  • Um pedaço de gravura bonita. Isso dá o quê? Já tive problemas com isso antes. Na época do caderninho. Eu encontrava uma "situação" notável e não sabia o que fazer dela. Texto? Versos? Música? E me doia.

    Mas peguei a manha. E é fácil. Basta não interferir.

    Inaugural vai ganhar mais um novo irmão.

**

Titanic - História:
  • "Mulher e amantes, juntos, amarrados e jogados ao rio" - Não queria tomar nota disso. Dá poesia. Sim, dá. Mas não minha.

  • "Empalado."

    Triste imagem.

    Que tal "empalavrado"? Aí, sim. Morreria era duas, três vezes. Se mais, melhor.

**

Tai - Biologia:
  • Desde já peço desculpas pelo linguajar. Mas foi assim que aconteceu.

    Falou-se de sanguessugas. Veio-me dúvida sincera. Dúvida com relação a terapia usando sanguessugas. Porque tem esse lance de não sentir a dor e tudo mais. Daí veio-me outra. E uma sanguessuga na língua? Deve lesar bastante, músculo, mó vascularizado e tal. Outra idéia me veio, mas não dei atenção. Nem precisou, no que comentei dessas duas perguntas que faria ao professor, Ph de sobressalto: "Eeei mah, imagina no pau!?". Eu, "Hehe, pois é, até pensei nisso também... Vixi mah, o pior é que tem os corpos cavernosos, a ereção depende da boa vascularização... Maaacho, a sanguessuga vai chupar sangue pra caralho! Eita! Pra caralho!!".

    Não deu outra. Fui tirar as três dúvidas com o professor. Com direito a trocadilho final e tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

thi, que é isso cara?! daria tudo pra ver a reação do professor..

Unknown disse...

mah, a do animal se reproduzindo a 50km/h foi genial ehuehuehuehuehuehuehe ri demais aqui xD

Caio Castelo disse...

Daqui pra frente vou adicionar "2º 46' ao sul da linha do equador" quando for escrever meu endereço. Pode ser depois de "Papicu" ou de "Fortaleza", dependendo do caso..

Caio Castelo disse...

ah, e um novo irmão??! como vai ser o nome de mais esse coitado? Igluanaru?

Unknown disse...

"ah, e um novo irmão??! como vai ser o nome de mais esse coitado? Igluanaru?"

tenho a impressão de que vai ser inaugurálias em acordes ;]

Unknown disse...

sem comentarios para esse post ai.. =P

th. disse...

priscila:

Eu esperava mais. Ele riu, mas acho que se sentiu sacaneado. Ficou olhando para o lado enquanto ria e dizia para outro aluno "bicho é fuleiragem, né? fuleiragem ele...". (Lê rápido, de modo que fique 'chéfulérágem-né' e 'fuleragêle...'.)


rf. & caio:

Interessante. O nome que eu pretendia já existe no blogspot. E, agradável surpresa, é em espanhol. Parece ser bem interessante. Acessem. Vale a pena, mesmo que só para ver o letreiro 'Desarte' de lá.

www.desarte.blogspot.com

Engraçado, 'inaugurálias em acordes'... era-me uma idéia antiga até... imaginei incorporada ao inaugural... mas não... engraçado... gostei. Acho que são dois irmão em gestação então.

Gêmeosnãounivitelínicos.