terça-feira, 5 de agosto de 2008

Notas de Aula - Semana 1 - Dia 1º

(Ler post "Novos Horizontes" antes)

Leão - Matemática:

  • Há de se tomar cuidado para não confundir o bizu com o método em si. O bizu é uma nova roupa, mais fácil de tirar. O nu ao fim é o mesmo. Mas quem disse que o gozo é que basta? O percurso vale mais. Mais e tanto quanto o fim.

  • "Ir ao encontro do primeiro contato."


Tom - Matemática:

  • Bom sinal que é encontrar dinheiro em roupas limpas. Dinheiro é lixo. Mas o papel de que é feito é feito de papel. E venceu um tremenda batalha contra uma lavagem ou duas.

  • "Lógica" é uma palavra que não tem significado. Ia escrever "vazia de significado" mas não. Os dicionários não deveriam traduzi-la.

  • "Sempre depois de Domingo vem uma Segunda." - eu não me arriscaria.

  • "Não tem sol nem solução." D'ou'tro sentido: "(se) Não tem sol, não tem solução."

  • "Eu tenho quantas bolas? Cicoenta-e-duas."

  • Na prática, precisão arbitrária não há. Desenhar um quadrado, um quadrado mesmo, levaria uma eternidade. Medidas e retoques.


Tomé - Biologia:

  • "Origem da vida - um tópico imutável."

    Vou balançar esse alicerce. Afinal, para onde vão os pombos quando os pombos morrem?, perguntou-me alguém.

  • "A curiosidade é o despertar para o conhecimento."

    Buscar porquês é manter-se acordado.

  • O problema do estudo como atividade compulsória é que se taxa o saber de inteligência e o não-saber de ignorância. Castra-se a dúvida sincera. Ri-se do tolo, o burro. Almeja-se o sucesso sem sentido das palmas não sinceras e da nota boa que nada de real conhecimento traduz.

  • Estou a ouvir histórias em versões que já ouvi. Mudam-se as palavras, uns gracejos, uma coisinha ou outra. Mas nada se acrescentou. Há espontaniedade na reprodução - e é sincero meu riso - , não na criação. Saudades das aulas de Juarez Leitão e Carlos Augusto Viana.

  • Professor deu um leve alfinetar em Jesus. Encontrei um cético, racionalíssimo. Um era-eu. Teremos boas conversas.

  • "cortantes" como substantivo. Expressivo.

  • Mal de San Lazaro. Lepra.

  • Pescoço de cisne/ganso/pato/flamingo/pelicano/urubu. Pronto. Escolhi. Louis Pasteur e o experimento do pescoço de Urubu.


Andes - Geografia:

  • Assisti a uma aula dele há uns anos. Só uma. Conheci-o com uma aspecto mais agradável. Nada digo da beleza. Olhos fundos demais agora. Só isso.

  • Algo amarrado ao pulso direito dele me diz que não somos muito diferentes. Talvez ele se leve a sério demais. Teremos boas conversas.

  • Rosa dos Ventos cheira a poesia.

  • 23-56-56-24-7-365-48-48.

  • Solstícios e Equinócios. Por que não estou surpreso? Setembro tem solstício - não equinócio, agora sei -, quando os hemisférios recebem calor com intensidade diferentes. Da próxima vez vou consultar meu mapa astral com mais cautela.

  • Xi... Levantei a vista agora. O desenho no quadro diz-me o contrário. Setembro tem equinócio... mas...

  • Trópico de Capricórnio corta São Paulo. São Paulo corta muita gente. Acho que é um revide. Mas perdoo-te, ési-pê. Deixaste-me boas marcas. Voltarei para revivê-las. Reavivá-las. Sempre.


Leitão - Física:

  • "Independência é um dos princípios."

    Assim, fora de contexto, sem mais explicações, fica bem melhor. Nem parece de uma aula de Física.

  • Há quem faça uma celeuma por ter de decorar as cores do arco-íris. Antes ter na memória as regras e convenções determinadas pela natureza - das quais não se pode escapar - que os absurdos e contradições que inventam os homens, contra os quais se deve lutar.

  • Quantos Rio's no Brasil. Isso dá poesia.

  • "A rosa não tem luz própria."

    Vou balançar esse alicerce...

Nenhum comentário: