domingo, 30 de novembro de 2008

Cruzador Em Mim

_E agora que me percebo o peito livre, dói essa outra dor no mesmo lado esquerdo. Dor que dói em forma de Cruz, centrada na minha têmpora esquerda, com a base quase a se apoiar na boca. É torta a Cruz, é divina a dor. E, eu sei, o que fiz, o que queria fazer, o que deixei de fazer, o que deveria ter feito, tudo é razão para que ela se faça, mesmo que não seja ou mesmo não sendo, e sei que não é, específico o ato, porque não precisa ser: a dor é assim, como o gosto do sangue quando se corta o lábio, elevação na testa quando se bate a cabeça; não é castigo, é resposta. É, é. E na minha Cruz se pendura um rapaz do tamanho de um feto, que vai e vem e puxa e estica, modela e belisca como quem desconhece - e despreza - a dor que o outro sente. Por isso dói. Ele é um rapaz do tamanho de um feto, feto magro, feto miniatura, homem-esqueleto feto, que é tão ele mesmo, feto, quanto a Cruz que o sustenta e, sendo a Cruz a minha dor, dói em mim o que em verdade ele quem sente. Corpo intruso, persistente, vivo, frágil; em contato ao frio - tentei afogar o insuportável em compressa gelada - tremeu, contorceu a si e, convulso, agarrou-se a minha dor, sua Cruz, não como Aquele, mas como uma criança que abraça forte a mãe; abraça forte a mãe, de costas para o mundo. E, se nele doía, dóia em mim.

Três dias durou.

6 comentários:

raquelholanda disse...

Estava precisando de uma dose de poesia. Sabia que facilmente encontraria aqui. Bjo querido!

Anônimo disse...

Cruzador em mim.

Anônimo disse...

Caro amigo poeta. Poeta thiago menino homem, como voce faz isso comigo.. que honra poder escolher o título desse texto.
se ha elogio maior nao sei, mas e um daqueles que a gente tem vontade de ter escrito.
o titulo que escrevi me veio de repente. espero que goste.
um poeta sempre surpreende.. a frase "não é castigo, é resposta (a dor)" me valeu um momento de parada, desses que se prende a respiração para digerir o conteúdo denso e sincero dessa combinação de sinais.. senhor, creio que voce pensa nao ser mais o mesmo mas bem sabe que ha escolhas que nao voltam atras.. façamos nossas juntos poesias que do meu lado eu as faço no olhar.

Anônimo disse...

mas senhor, diz-me uma coisa.. foi essa uma dor de dente?

th. disse...

chico:
Dor de cabeça, mah. E por causa de chiclete, acredita? Só me dei conta depois...

Se fosse ao menos fumo. Por mascar fumo, era mais inusitado. Mais malvado.

Agora, chiclete...

th. disse...

chico:
Ah, quanto ao título, gostei. Muito massa a associação a 'cruzador', não tinha me dado conta. Tava pensando em fazer uma trilogia, esse seria o "Chagas I". Acho que darei continuidade depois. Sente só o drama: o que seria o II mexe com chifres de unicórnio e o III com um espinhos de piqui. Tinha feito um rascunho com algumas palavras-chaves, mas perdi.

A raquel comentou que o título fez ela lembrar "Eu, caçador de mim" do Milton Nascimento. Que você acha de "Eu, Cruzador em mim"? Estranho?

Quem sabe "Ninguém segura esse Cruzador"? Ou "Querida, o Cruzador encolheu".